Hospital 22 de Outubro

A quimioterapia e a queda de cabelo

Uma das principais dúvidas que o setor de Oncologia do Hospital 22 de Outubro recebe, está relacionada com a queda de cabelo. Qual o motivo da queda, quando acontece, quando os fios crescem e se há uma maneira de evitar a queda dos fios ao longo da quimioterapia.

Reunimos essas informações e apresentamos uma solução, para esse que é um dos efeitos colaterais mais temidos por pacientes em tratamentos quimioterápicos, de acordo com o setor de Oncologia do Hospital 22 de Outubro.

O cabelo sempre cai com a quimioterapia?

Primeiramente, esclarecemos que nem todas as quimioterapias provocam a queda de cabelo. O correto é consultar o médico, para saber quais serão as reações com base no medicamento que vai receber. Mas hoje, o setor da Oncologia do Hospital 22 de Outubro usa o sistema de resfriamento do couro cabeludo que é, comprovadamente, o melhor método para se evitar a queda de cabelo.

Qual o motivo da queda de cabelo?

Muitas pessoas não sabem, mas a queda de cabelo está relacionada com a quimioterapia que afeta, principalmente, as células que se multiplicam com frequência, como as do cabelo. A quimioterapia é diferente da radioterapia que só afeta a área do corpo, em que o tumor está localizado. Os pacientes que fazem radioterapia não terão queda de cabelo, a menos que o seu tratamento tenha como alvo a cabeça.

Atualmente com o avanço da tecnologia e das pesquisas cientificas, é possível evitar a queda de cabelo, com o uso do sistema de resfriamento do couro cabeludo, disponibilizado e usado pelo setor da Oncologia do Hospital 22 de Outubro.

Como evitar a queda de cabelo durante a quimioterapia?

Atualmente com o avanço da tecnologia e das pesquisas cientificas, é possível evitar a queda de cabelo, com o uso do sistema de resfriamento do couro cabeludo, disponibilizado e usado pelo setor da Oncologia do Hospital 22 de Outubro.

A Capelli é uma touca rígida feita em plástico de engenharia ABS, revestida de espuma térmica de células fechadas, que deve ser acoplada, através de mangueira condutora ao equipamento gerador de ar extremamente frio, o Freddo.

O que é a Capelli, sistema de resfriamento utilizado pelo Hospital 22 de Outubro?

Capelli é um sistema de resfriamento, que evita a queda de cabelo, um dos efeitos colaterais da quimioterapia. Ela foi vencedora do Desafio Pfizer 2017 inovação do ano na área médica, é um sistema de resfriamento do couro cabeludo utilizado para evitar/minimizar a alopecia (queda de cabelo) durante o tratamento quimioterápico e, dessa forma, fazer a diferença de maneira positiva nos pacientes com câncer e seus familiares. Através da circulação de ar extremamente frio por uma touca térmica com aletas internas, que garantem fluxo turbulento (sistema patenteado pela Fabinject).

Quais são as indicações e contra indicações para o uso da Capelli?

O setor da Oncologia do Hospital 22 de Outubro indica o uso da Capelli, como método de reduzir a alopecia (queda de cabelo) em pacientes recebendo drogas quimioterápicas, potencialmente, produtoras de alopecia (doxorubicina, epirubicina, docetaxel, entre outras). As contra indicações são em pacientes com maior sensibilidade ao frio. Pacientes com baixa performance clínica. Pacientes com comprometimento do couro cabeludo pela patologia de base ou outras patologias que contra indiquem frio extremo. Pacientes com deformidades importantes do crânio que impeçam o perfeito acoplamento do Capelli.

Compartilhe!