Recentemente, foi realizada no Hospital 22 de Outubro, através da Unimed, a primeira cirurgia, em Mogi Mirim, para implantação de prótese no tornozelo. O paciente apresentava artrose de tornozelo, uma doença degenerativa e muitas vezes incapacitante, devido às dores e à perda de movimento (limitação funcional) da articulação. Quando a doença já está em estágios avançados, a cirurgia de prótese de tornozelo, ou artroplastia de tornozelo, torna-se uma opção. As próteses em outras articulações, como joelho, quadril e ombro, já são bastante difundidas, mas no tornozelo, a cirurgia é recente, sendo realizada há, aproximadamente, 3 anos no Brasil. Depois da cirurgia, a expectativa é que o paciente volte a ter uma vida normal, restabelecendo o movimento do tornozelo e sem dor.
Antes da prótese de tornozelo, o procedimento feito para esses casos era uma artrodese de tornozelo, na qual essa articulação do paciente é travada. Essa cirurgia faz a dor parar, mas também impede o movimento do tornozelo. Com a prótese, a qualidade de vida do paciente é superior.
Os médicos responsáveis pela cirurgia foram o Dr. Leandro de Mattos, ortopedista especialista em pé, tornozelo e perna, médico do Hospital 22 de Outubro e do Instituto OMA e o Dr. Rogério Bitar, professor da USP de Ribeirão Preto que é um dos mais conhecidos especialistas em artroplastia de tornozelo do Brasil.
O Dr. Leandro de Mattos comentou que essa cirurgia envolve bastante destreza técnica e experiência dos médicos, assim como uma ótima estrutura hospitalar, para que quaisquer riscos sejam minimizados.
Apesar da complexidade do procedimento, a cirurgia de prótese de tornozelo, realizada no Hospital 22 de Outubro, foi bem-sucedida e, agora, é necessário aguardar a recuperação completa do paciente.