Setores
Maternidade > Cardiotocografia
Cardiotocografia
A cardiotocografia é um exame que avalia o bem-estar fetal, e costuma ser realizado durante e principalmente ao final da gestação. Além de verificar se o bebê está bem, a cardiotoco também serve para detectar a presença ou não de trabalho de parto.
O exame conhecido como BCF (Batimento Cardiaco Fetal) monitora a Frequência Cardíaca Fetal (também abreviada como FCF) durante um dado intervalo de tempo, normalmente por volta de 20 a 30minutos.
Para a frequência cardíaca do bebê ser considerada normal, muitas estruturas têm de estar funcionando perfeitamente: sistema nervoso central, sistema cardiovascular, reserva de oxigênio e, por isso, a cardiotocografia consegue fazer uma avaliação ampla da vitalidade fetal.
Como é feito:
O exame é feito com a grávida deitada, em repouso. São colocados dois cintos elásticos com sensores na barriga: um para captar os batimentos cardíacos de bebê e outro para captar a frequência e a intensidade das contrações uterinas. Os dados obtidos pelos sensores são transmitidos a um papel ou a um monitor de computador, que registram a informação captada em forma de gráfico. Pode-se pedir à grávida que aperte um botão a cada vez que ela sentir um movimento do bebê.
O exame pode ser feito durante 20 a 30 minutos quando se quer uma avaliação ambulatorial do bebê, ou ser usado durante o trabalho de parto sempre que necessário para avaliar se o bebê não está apresentando sinais de sofrimento e se está recebendo oxigênio suficiente. O exame é absolutamente indolor.
Horário de realização do exame:
- Para gestantes em consulta no Pronto Atendimento: qualquer horário.
- Para gestantes encaminhadas do consultório com pedido do exame: dias úteis, da 07h às 19h.
Tempo de espera para o laudo: pronto no mesmo dia.
Contate o setor: (19) 3814-3400