Hospital 22 de Outubro

Palestra: Violência contra a Mulher

Na quinta-feira dia 16 de março, aconteceu no auditório da APM, no Hospital 22 de Outubro, a palestra de enfrentamento à violência contra a mulher, ministrada pelas Guardas Municipais de Mogi Mirim, Elaine e Helena, responsáveis pela patrulha Maria da Penha, que nos apresentaram uma palestra sobre a violência contra a mulher.

Durante a palestra, Elaine e Helena enfatizaram a necessidade de conscientização e educação às pessoas, quanto aos direitos e deveres das mulheres, e que a violência contra as mulheres tem sido uma das principais formas de violação de seus direito humanos e o quanto isso as atinge, violando seus direitos quanto à saúde, à integridade psicológica e física e, principalmente, seus direito à vida.

Abordaram temas como a violência doméstica e as maneiras que cada mulher reage aos maus tratos dos companheiros, até a falta de denúncia por medo, não só da repreensão do acusado, mas também pela perda do sustento dado por ele.

Explicaram sobre a Lei Maria da Penha, contando uma breve história da vida dela e dos maus tratos que recebia do marido, e o que mudou no tratamento pela justiça, quanto às punições nos casos de violência doméstica e familiar contra a mulher.

Terminaram a palestra apresentando os números de telefones do disk denúncias, disk direitos humanos, Guarda Municipal e Polícia Militar, além do número do WhatsApp da Patrulha Maria da Penha, que facilita no atendimento aos casos com maior rapidez, por estarem, na maior parte do tempo, em patrulha pela cidade, e no final responderam às questões levantadas pelos presentes.

Compartilhe!