Hospital 22 de Outubro

Vamos tocar nesse assunto: Novembro Azul

Outubro Rosa & Novembro Azul: Enlaçados pela Conscientização

Todos os anos, os meses de outubro e novembro são dedicados à conscientização do câncer de mama e do câncer de próstata, respectivamente. Mesmo o câncer de mama sendo um dos canceres mais comuns nas mulheres e o câncer de próstata um dos mais comuns em homens, ainda existe um grande tabu em relação a esses cânceres.

Neste ano, o Hospital 22 de Outubro uniu as duas campanhas no tema, “Vamos Tocar Nesse Assunto, Outubro Rosa Novembro Azul, Enlaçados pela Conscientização”, para lembrar que a conscientização e a prevenção devem ser para mulheres e homens, não somente nos meses das cores, mas em todos os meses do ano. Cuidar da saúde, é o maior e o melhor gesto a se fazer.

O CÂNCER DE PRÓSTATA

A próstata é glândula do sistema reprodutor masculino, com cerca de 20 gramas, que se localiza na parte baixa do abdômen. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada e é ela quem produz o líquido seminal, líquido que tem como função levar os espermatozoides produzidos pelo testículo, durante a ejaculação e com isso promover a fecundação.

Durante o funcionamento da próstata, algumas células podem se desenvolver e se multiplicar de forma anormal, provocando o surgimento de um tumor. Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte.

A idade é um fator de risco significativo para o câncer de próstata, assim como excesso de gordura corporal. Quando há caso da doença em pai ou em irmão antes dos 60 anos, o risco de desenvolvê-la também é de 3 a 10 vezes em comparação com a população em geral.

Adotar hábitos saudáveis diminui o risco de várias doenças, inclusive o câncer. O recomendado é manter uma alimentação saudável e equilibrada, praticar regularmente atividades físicas, manter o peso ideal, identificar e tratar adequadamente a pressão alta, diabetes e problemas de colesterol e não fumar.

A doença inicial na grande maioria das vezes é totalmente assintomática, porque mais de 90% dos tumores da próstata se iniciam na zona periférica da próstata. Geralmente, quando os pacientes têm sintomas ao urinar trata-se do crescimento benigno da próstata. Em casos avançados podem sim aparecer sintomas, sejam para urinar ou secundários às complicações.

O câncer de próstata, inicialmente, deve ser notado durante o rastreamento, através de alteração da consistência da próstata, durante o exame físico ou pela elevação do PSA. No caso da suspeita, a doença é confirmada através de biópsia prostática por via trans-retal ou trans-perineal e guiada por ultrassonografia e/ou ressonância magnética. Homens, a partir dos 40 anos de idade com fatores de riscos, ou aos 50 anos, quando não apresentam histórico familiar da doença, devem procurar anualmente o médico Urologista para a realização do exame de toque, importante para avaliar alterações na glândula.

A detecção precoce do câncer é uma estratégia utilizada para encontrar um tumor numa fase inicial e, assim, possibilitar maior chance de tratamento bem-sucedido.

Em casos iniciais, a doença é pouco agressiva, o paciente pode até ser submetido à vigilância ativa, com exames seriados. No paciente com doença localizada e que necessita de tratamento, as opções são de cirurgia ou radioterapia. Em doenças mais avançadas, o tratamento consiste no bloqueio da produção da testosterona. A escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida, após médico e paciente discutirem os riscos e benefícios de cada um.

Atenção: As informações disponíveis neste site não substituem a consulta médica. Procure uma avaliação pessoal com o médico urologista.

Compartilhe!