Medicina Diagnóstica
Oftalmologia > Tomografia de Coerência Óptica (OCT) para Retina e Nervo Óptico
Tomografia de Coerência Óptica (OCT) para Retina e Nervo Óptico
Analisa detalhes anatômicos da retina e do nervo óptico, sendo capaz de diagnosticar com alta precisão doenças de retina, do vítreo e do nervo óptico. É possível obter medidas precisas da espessura da retina e diagnosticar doenças que não são visíveis em outros exames, como doenças degenerativas da mácula. É uma excelente alternativa a pacientes que não podem se submeter a exames com uso de contraste endovenoso.
Como é feito:
O paciente deve retirar a lente de contato, caso utilize. É feita a dilatação da pupila com o uso de colírios e o paciente é posicionado sentado em frente ao aparelho.
Então, o aparelho emite um feixe de luz com intensidade próxima ao infravermelho (não causa desconforto), que capta as imagens em corte das estruturas oculares. O tempo para a realização de todo o exame nos dois olhos é de aproximadamente 15 minutos. O paciente deve ficar o mais tranquilo e imóvel possível durante sua realização para que a obtenção de imagens seja excelente.
Indicações:
Para diagnóstico e acompanhamento da degeneração macular relacionada a idade (DMRI), coriorretinopatia serosa central, buraco macular, edema macular, membrana epirretiniana, uveítes e tração vítreo-macular e retinopatia diabética;
Análise de progressão do glaucoma e auxiliar no diagnóstico precoce da doença.
Contraindicações:
Não há contraindicações.
Preparo:
– Não é necessário jejum;
– É obrigatória a presença de acompanhantes devido à dilatação da pupila.
Tempo de espera para o laudo: 5 dias úteis.
Estamos à disposição para fornecer mais informações. Entre em contato conosco ou visite o site do Centro Oftalmológico de Diagnóstico para mais detalhes: www.centrooftalmologicoh22.com.br.
Fale com o setor: (19) 99975-0603
Horário de atendimento
Segunda a sexta: 08h às 17h
Retirada de exames: 08h às 16h
Responsável Médico: Dr. Ricardo Mitsuo Sato | CRM-SP: 104.925